domingo, 2 de dezembro de 2007

A empresa mais admirada

O que pensam os estudantes

Mais de 80% dos estudantes de Economia ou Gestão pretendem tirar um mestrado ou um MBA. Esta uma das conclusões da sondagem exclusiva Exame/Gemeo

Cerca de 32 mil pessoas trabalham nas empresas da Sonae (38 mil, se incluirmos os negócios no estrangeiro). Não fosse tratar-se de um dos sete pecados capitais, e poder-se-ia dizer que são alvo da inveja dos estudantes de Economia e Gestão. É que a empresa liderada por Paulo de Azevedo é a mais admirada por estes jovens, e aquela em que mais gostariam de começar a trabalhar.

As empresas mais admiradas

Dos 400 estudantes inquiridos num estudo de opinião realizado em exclusivo para a Exame pelo Gemeo, Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing, 31% elegem a Sonae como a que mais admiram. O Millennium BCP (7%) e a Microsoft (6%) ocupam os lugares cimeiros seguintes, mas a distância substancial. A banca coloca outras instituições neste ranking: o BES recolhe a admiração de 3% dos estudantes e o Banco de Portugal de 2%. Outros duelos sectoriais ocorrem nesta lista das mais admiradas, com o empate entre a Vodafone e a PT.

Multinacionais como Google, Mc Donald’s ou Coca-Cola, dividem a consideração dos estudantes de Economia e Gestão com empresas portuguesas. Destas, a novidade é a presença neste quadro de honra da Martifer, empresa que recentemente entrou em Bolsa e é detida maioritariamente pelos irmãos Carlos e Jorge Martins e pela Mota-Engil. A este resultado do grupo, que começou no negócio da metalomecânica e construção que hoje já está na distribuição de combustíveis e nas energias do vento e das ondas, não deverão ser alheias a visão e capacidade dos irmãos Martins de expandir a empresa, também internacionalmente. A exposição que tem tido nos meios de comunicação social económicos como caso de sucesso poderá também explicar este resultado.

A EXAME, por exemplo, considerou-a como a 15.ª melhor empresa para trabalhar, em 2007, no estudo anual realizado em exclusivo pela Heidrick & Struggles. Na presente lista das empresas preferidas pelos estudantes para começar a carreira profissional, a Martifer não aparece. Foi o que faltou para fazer o pleno, pois a empresa conquistou os seus trabalhadores que, em resposta ao questionário da H&S para apurar o clima organizacional, se mostram satisfeitos com a companhia.

No público externo, em particular os estudantes de Economia e Gestão, conseguiu também situar-se na lista das empresas mais admiradas nesta sondagem realizada pelo Gemeo. “Em geral, não se notam diferenças significativas entre as opiniões dos alunos de Economia e a dos de Gestão”, nota Paula Pinheiro, técnica do Gemeo responsável pelo estudo.

No entanto, a Sonae e a PT são ligeiramente mais admiradas pelos estudantes de Economia; e a Vodafone e a Deloitte pelos de Gestão. A diferença atinge 10 pontos percentuais no caso da Sonae.

O que é que a Sonae tem?
À questão: “Se dependesse apenas da sua vontade, em que a empresa em que gostaria de iniciar o seu percurso profissional?”, a Sonae recebeu 23% das citações. A relevância da pergunta que lançámos é que uma empresa capaz de atrair os melhores recursos humanos tem ao seu serviço as pessoas mais bem preparadas para usarem o seu talento ao seu serviço e a colocarem no caminho do êxito.

A própria Sonae está ciente do poder de atracção que exerce sobre quadros, técnicos e jovens de elevado potencial. Afinal, recebe 95 mil candidaturas por ano, enviadas espontaneamente por pessoas que sonham entrar nos seus quadros, quando não tem mais do que 2500 a 3 mil vagas para preencher por ano. E sublinhe-se que tamanho recrutamento apenas ocorre porque o grupo tem crescido muito, também internacionalmente, e que as vagas para licenciados não deverão exceder 200, segundo a estimativa de José Corte-Real, administrador da holding com o pelouro dos recursos humanos. […]

Nenhum comentário: